lunes, 25 de julio de 2011

John


Hoje, John veio me ver. Sentou na beira da janela, e, olhando pro campo de futebol lá embaixo, disse:

“Sabe... Não sou o melhor pai do mundo. Faço o meu melhor, mas sou muito irritável, fico deprimido, estou alegre e triste, alegre e triste, e ele tem de lidar com isso também – tirar e dar, tirar e dar.”
“É mesmo, John?” – me admirei. “ Pensei que você vivesse plenamente a paz e o amor que tanto proclamaram.”
O beatle continuou dizendo que claro, era justamente por isso que tanto defenderam a paz, o amor.
Porque o ser humano é tão alegre e triste, todo o tempo. E tudo o que faz, principalmente, aí está (e assim ele saiu da janela e veio sentar ao meu lado), principalmente, querida, tudo o que pensa, é por seu profundo egoísmo.
Vi os olhos de Lennon por trás dos óculos escuros de plástico azul. Conheceria Nietzsche? Talvez ele e Nietzsche fossem a mesma voz, só isso.
“Somos todos egoístas”, sorriu ele. “Mas acho que os chamados ‘artistas’ são completamente egoístas: pensar em Yoko, em Sean ou no gato ou em qualquer pessoa além de mim mesmo – eu e meus altos e baixos e meus míseros problemas – é um fardo.”
Tirei o violão do estojo, dei o lá menor, melhor antídoto para os meus problemas miseráveis, e ele começou:

“Girl... oh, girl...”
Eu mal posso expressar minhas emoções misturadas, minha falta de razão
Afinal, estarei sempre em dívida com você
Vou tentar expressar meus sentimentos mais fundos, meu agradecimento
Por você ter me ensinado
Eu sei que você conhece a pequena criança dentro do homem
Por favor, lembre, minha vida está em suas mãos
Me abrace forte, junto do coração
Mesmo distante, não estaremos longe nunca
Porque, na verdade, estava escrito nas estrelas
Eu nunca quis te deixar triste, te fazer sofrer
E vou dizer, mais uma vez, e uma vez mais, e sempre
Eu te amo, sim
Du-du-ru-du-du!

Fontes: Revista Rolling Stone nº52, janeiro de 2011

http://letras.terra.com.br/john-lennon/22581/
(com tradução a mais livre que pude de Woman, de John Lennon)

* Para ler ouvindo “Woman” (J. Lennon) e/ou “Girl” (Lennon & McCartney)

Publicado em minha coluna Sapatos Magnéticos, do site www.superbem.com , da Clínica Verri.

No hay comentarios: